MOB WIFE: A TENDÊNCIA QUE ROUBOU A CENA DAS CLEAN GIRLS
- Gabriele Torresan Costa
- 16 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Na literatura e na arte, uma escola sobrepuja a outra. Como exemplo, temos o Romantismo que é vencido pelo Realismo, sendo estes completos opostos visto que o primeiro é completamente individual e subjetivo, e o outro encara a vida com mais precisão e realidade.
E no mundo da moda não seria diferente. Veja o seguinte cenário: na pandemia as roupas vistas eram soltas, confortáveis, com cores neutras e “efortless” (sem esforço), tendo em vista que todos estavam em isolamento. Já as tendências seguintes foram marcadas por muita cor, brilho e exagero, desbancando os anos de pandemia.
Para 2024 a lógica não se altera. As “mob wives” ou “mulheres da máfia” tomaram conta do cenário que, em 2023, foi protagonizado pelas “clean girls”, quem na tradução literal entra como “garotas limpas”.
CLEAN GIRLS x MOB WIVES
Uma estética clara, rotina saudável, sobriedade, menos luxo e mais qualidade, conforto, com roupas em tons neutros, maquiagem leve prezando a naturalidade, estas são as “clean girls”. Mafiosos, luxo, festas, bebidas, maquiagens pesadas, roupas exageradas e caríssimas, tons escuros prezando a magnificência, estas são as “mob wives”.
Completos opostos.
![]() | ![]() |
O QUE É A MOB WIFE?
Embora o termo que a denomina tenha surgido, é claro, no TikTok, a estética não é estranha para quem já assistiu ao seriado Família Soprano, exibido na década de 90.
No imaginário popular, são baseadas nas esposas de mafiosos italianos. Não anulando este pensamento, a inspiração são esposas de mafiosos específicos: aqueles que migraram para o noroeste estadunidense no século XX.
Para visualizar, pode-se pensar em clássicos como O Poderoso Chefão (Francis Coppola), Scarface (Brian de Palma) e até um dos mais recentes indicados ao Oscar, O Irlandês (Martin Scorsese).
A ESTÉTICA
Connie Corleone, Camila Soprano, Elvira Hancock e Irene Sheeran são personagens dos clássicos citados que personificam o título “esposa de mafioso”. Cabelos bem escovados, volumosos, maquiagem indispensável, roupas de luxo, cigarros, bebidas e uma rotina corrida.
Nos vídeos compartilhados nas redes, alguns elementos que estão representando a estética em questão são saltos finos, batons escarlate, chapéus, roupas e acessórios de couro e, é claro, os casacos de pele (falsa, por gentileza).
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
O HYPE E AS CRÍTICAS
Apesar de ser a grande promessa para 2024, a estética “italiana” recebeu muitas críticas de pessoas nativas e imigrantes, em razão de serem criticadas diariamente pela estética, que está virando “trend”, ser seu estilo particular e por usarem estes elementos “desde sempre”
E você? O que acha? Vai aderir?
Comments